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Ex presidente da Sony
Imagem: GoodFon/Hshamsi

Ex-presidente da Sony sugere que jogos menores e mais baratossão o futuro da indústria

O ex-presidente da Sony Interactive Entertainment, Shawn Layden, expressou recentemente suas preocupações com o estado atual da indústria de jogos AAA.
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Durante uma entrevista ao site GamesIndustry.biz, Layden argumentou que a busca
incessante por gráficos ultrarrealistas e jogos de longa duração está prejudicando o
setor, resultando em custos elevados de produção e frequentes demissões em massa.

Layden revelou que apenas 32% dos jogadores realmente concluem os jogos que iniciam,
o que significa que grande parte do conteúdo desenvolvido nunca é apreciado pela maioria
dos consumidores. Ele acredita que a obsessão por gráficos detalhados consome uma
quantidade desproporcional de tempo e recursos, algo que muitas vezes passa
despercebido pelo jogador comum.

Para Layden, a solução está em repensar o foco das produções AAA. Em vez de investir
pesadamente em gráficos fotorrealistas, ele sugere que os desenvolvedores deveriam
concentrar seus esforços em criar experiências de jogo mais curtas e envolventes, que
possam ser concluídas pela maioria dos jogadores. Ele também aponta o Nintendo Switch
como um exemplo positivo, onde um hardware mais modesto não impede o sucesso de
vendas
e a alta frequência de lançamentos de jogos.

Implementação de IA pode reduzir custos e acelerar a produção

Outro ponto levantado por Shawn Layden é a importância da Inteligência Artificial na
produção de jogos. Ele sugere que ferramentas de IA podem ser usadas para agilizar o
desenvolvimento
, realizando tarefas repetitivas e trabalhosas, como a geração de
mapas e outros elementos do jogo. Layden menciona o uso da IA pela Hello Games em “No
Man’s Sky” como um exemplo bem-sucedido de como essa tecnologia pode auxiliar os
desenvolvedores.

Apesar de reconhecer que a IA não pode substituir a criatividade humana, Layden acredita
que sua implementação pode tornar a produção de jogos mais eficiente e menos
onerosa. Ele argumenta que, ao reduzir os custos e o tempo de desenvolvimento, os
estúdios podem evitar os altos riscos financeiros associados aos projetos AAA.

Em suma, Layden defende uma mudança de paradigma na indústria de jogos, onde o foco
se desloque dos gráficos fotorrealistas para o design de gameplay e a implementação de
tecnologias que tornem a produção mais sustentável. Seu apelo é por uma indústria mais
equilibrada, onde jogos menores e mais acessíveis possam prosperar, beneficiando tanto os
desenvolvedores quanto os jogadores.


Fonte: Flow Games e Adrenaline

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