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fonte: rolling stone
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Hidetaka Miyazaki da FromSoftware ainda ostenta a coroa de ‘soulslike’ com humildade.

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FromSoftware revolucionou a indústria dos games com Demon’s Souls em 2009 e, posteriormente, Dark Souls em 2011, provando que jogos desafiadores e punitivos podem alcançar sucesso mainstream.

O sucesso foi tanto que logo surgiram inúmeros imitadores e FromSoftware acabou criando um gênero nomeado em sua homenagem: o “soulslike“. Esse nome se tornou tão prevalente que qualquer análise de um soulslike inevitavelmente utiliza os jogos da FromSoftware como referência, o que pode ser injusto, mas é praticamente inevitável.

Mesmo após o lançamento da DLC de Elden Ring, Shadow of the Erdtree, o presidente da FromSoftware, Hidetaka Miyazaki, mantém-se humilde quanto à honra de ter criado um gênero inteiro nomeado por seu trabalho, conforme entrevista recente à Rolling Stone.

Na entrevista, Miyazaki não considera que a FromSoftware seja a única responsável pelo gênero: “Nós simplesmente lançamos o jogo no mercado no momento certo… Então, por mais feliz que isso nos faça, também é muito humilhante saber que nos foi dado muito crédito por nomear um gênero.”

Pode-se ver isso como uma modéstia exagerada, mas Miyazaki está certo. Essas convenções de nomenclatura geralmente não são para a invenção de um gênero, mas sim para marcar os jogos que aperfeiçoaram a fórmula básica.

Miyazaki tem ainda mais motivos para acreditar nisso, pois ele chegou à FromSoftware em 2004, dez anos após o lançamento de King’s Field em 1994. King’s Field era um dungeon crawler opressivo e misterioso que muitas vezes escondia até mesmo as mecânicas básicas do jogador. Esse gênero, por sua vez, tem visto um ressurgimento com jogos como Dread Delusion.

Deveríamos então chamá-los de “fieldlikes“? Não exatamente. Aqui está um trecho de uma revista Gamer’s Republic arquivada, onde um trio de desenvolvedores credita o jogo Wizardry de 1981 como inspiração para King’s Field: “Nós realmente gostávamos de um jogo chamado Wizardry e achamos que esse tipo de jogo seria adequado para a capacidade de polígonos do PlayStation”, citam os textos antigos. “Wizardrylikes“, então? Não, pois Wizardry tem suas raízes em Oubliette.

Se você está começando a notar um padrão, isso é sábio. Simplificando, todo jogo (e, talvez, tudo o que é feito por alguém) foi inspirado por algo anterior. Conhecer suas inspirações, aprender com elas e remixá-las tem sido prática comum desde que começamos a desenhar nas paredes das cavernas.

De qualquer forma, é bom — embora esperado — ver que Miyazaki também joga outros jogos soulslike, mas “não tanto como um consumidor, mas como uma pesquisa, por assim dizer… É muito estimulante para mim poder ver isso de muitos ângulos diferentes, porque estamos todos trabalhando no mesmo sandbox, de certa forma.”

Pessoalmente, acho que a FromSoftware sempre será a rainha do seu próprio castelo de areia — mas outras ofertas soulslike de 2023 também foram muito boas à sua maneira. Gostei muito de Lies of P, Lords of the Fallen e Remnant 2 no ano passado e estou ansioso para ver o que virá a seguir no gênero soulslike-fieldlike-wizardrylike-oubliettelike. Nossa, que palavrão. Desculpe, Miyazaki, acho que vou continuar com “soulslike” por enquanto.

fonte: reprodução Darl Souls III

Fonte do texto original: PcGamer

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